Atenção! Sexta-feira com alerta de tempestades no estado de São Paulo: localidades do leste e capital sob maior risco

O alerta continua para a capital paulista e para o leste do estado de São Paulo nesta sexta-feira. A presença do calor e da umidade podem provocar instabilidades e a ocorrência de chuvas intensas e temporais.

Nuvem de tempestade atuando sobre a maior cidade do país.
Nuvem de tempestade provocando chuvas sobre a maior cidade do país, São Paulo.

Nos últimos dias a capital paulista tem sofrido com as chuvas no final da tarde e início da noite. Nesta quinta-feira (06), praticamente toda a cidade de São Paulo ficou em estado de atenção por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade.

Com isso, diversos pontos da capital registraram alagamentos e o clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, que estava marcado para iniciar às 20 horas, teve início com 30 minutos de atraso devido às chuva que alagaram o gramado.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Cidade de São Paulo (CGE) emitiu estado de atenção e alerta sobre grande parte da capital paulista, que se encerrou apenas às 21 horas. Ainda de acordo com o órgão municipal os maiores volumes de precipitação foram registrados pelas estações automáticas em:

  • Ipiranga - Ribeirão dos Meninos: 56,4mm
  • Campo Limpo - Capão Redondo: 55,4mm
  • Lapa - Vila Leopoldina: 31,0mm
  • Itaquera - Vila Carmosina: 27,8mm
  • Santana - Carandirú: 26,4mm
  • Parelheiros - Rodoanel: 19,6mm

Além dos altos volumes de precipitação foram registrados queda de granizo e rajadas de vento que alcançaram os 44 km/h, de acordo com a estação meteorológica Ipiranga do CGE.

Imagens de infravermelho do satélite GOES-16, no horário da tempestade desta quinta-feira (06) sobre a cidade de São Paulo.
Imagens de infravermelho do satélite GOES-16, no horário da tempestade desta quinta-feira (06) sobre a cidade de São Paulo.

As imagens de satélite revelam a presença da tempestade sobre a cidade de São Paulo por volta das 19h55, horário de Brasília. Cores mais próximas do preto na escala, indicam que a temperatura do topo das nuvens está muito fria e consequentemente com presença de gelo.

O alerta de fortes chuvas continuam para esta sexta-feira (07) na capital paulista e também para todo o leste do estado de São Paulo. O último dia útil da semana se iniciou com tempo aberto e sol em grande parte do estado paulista. Apenas nos municípios mais próximos ao Mato Grosso do Sul começaram a sexta-feira (07) com o dia parcialmente nublado, mas não se engane as temperaturas irão subir em todo o estado.

A combinação de temperaturas elevadas e a presença de umidade vai causar instabilidade na região da capital paulista e sobre o leste do estado, principalmente próximo a divisa com o estado de Minas Gerais e são nesses casos que ocorrem as tempestades de grande intensidade acompanhadas de rajadas de vento e granizo que são capazes de provocar inúmeros prejuízos como alagamentos, quedas de árvores e de energia.

Mapa de densidade de raios para a sexta-feira (07) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
Mapa de densidade de raios para a sexta-feira (07) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, os maiores potenciais de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de trovoadas se encontram na faixa entre a região metropolitana de São Paulo, Atibaia, Jundiaí, Campinas, Americana, Rio Claro e Ribeirão Preto. Desta forma algumas medidas ajudam a diminuir os impactos dos alagamentos e inundações caso ocorra.

Algumas medidas que podem diminuir os impactos dos alagamentos

  • Se puder, fique em casa;
  • Esteja atento aos boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo INMET e CGE;
  • Evite o deslocamento para regiões afetadas;
  • Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
  • Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Se ficar isolado em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).