Zonas de convergência e as chuvas no Brasil

Com o verão chegando aí e as chuvas retornando, cada vez mais ouvimos sobre as tais zonas de convergência. O que são essas zonas de convergência? Como elas se formam e quais são suas diferenças?

No período chuvoso, parte da chuvas do Brasil estão associadas as chamadas zonas de convergência.

Já estamos quase em novembro, a estação chuvosa está chegando para a maior parte do Brasil, com o retorno das chuvas voltamos a ouvir sobre as tais “zonas de convergência”. Essas “zonas” são responsáveis por grande parte do acumulado anual de chuvas em quase todas regiões do país, portanto é importante sabermos um pouco mais sobre elas!

Na meteorologia o termo “zona de convergência” se refere a região onde ocorre o “choque” de ventos vindos de direções opostas nos baixos níveis da atmosfera. Essa convergência de ventos normalmente está associada a uma convergência de umidade e movimentos ascendentes do ar, que formam as nuvens e as chuvas. Por isso, essas zonas de convergência são bem visíveis nas imagens de satélite, se configurando como grandes bandas de nebulosidade que se estendem por vários quilômetros.

No Brasil temos a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência de Umidade (ZCOU). Essas são as três “zonas” que dominarão o regime de chuvas no Brasil até o início do próximo outono em 2019. Mas, quais são as diferenças entre elas?

O que é a ZCIT?

A ZCIT é uma zona de convergência formada na região de encontro dos ventos alísios vindos de nordeste do Hemisfério Norte e os de sudeste vindos do Hemisfério Sul. Ela se configura como um grande cinturão de nebulosidade que dá a volta na Terra, próxima a linha do equador. Por estar associada a região de máximo aquecimento e incidência de radiação solar, ela muda de posição ao longo do ano. Geralmente ela atinge sua posição mais a norte (14°N) durante os meses de agosto e setembro e sua posição mais a sul (2°S) durante os meses de março e abril.

No início do verão do Hemisfério Sul a ZCIT passa a influenciar nas chuvas das regiões Norte e Nordeste, porém, é no mês de março que ela exerce uma maior influência e colabora com a precipitação, principalmente no Nordeste do país.

O que são as ZCAS e ZCOU?

Diferentemente da ZCIT, a ZCAS não existe ao longo de todo o ano, ela costuma se formar somente nos meses de primavera, verão e outono do Hemisfério Sul. A ZCAS se configura como uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, se estendendo desde a Amazônia até o Sudeste do Brasil. Sua formação é resultado da combinação de frentes frias vindas do Sul com o escoamento de umidade vindo da Amazônia. Para termos um episódio de ZCAS suas características e a banda de nebulosidade associada devem durar mais de 4 dias. Caso essa zona de convergência ocorra, mas dure menos de 4 dias, aí temos a chamada Zona de Convergência de Umidade (ZCOU).

Tanto a ZCIT quanto as ZCAS/ZCOU são bem visíveis nas imagens de satélite devido suas grandes bandas de convecção organizada.

Tanto a ZCAS quanto a ZCOU são responsáveis por grande parte do acumulado de precipitação anual das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. A não formação desses sistemas durante o período chuvoso pode acarretar em graves episódios de seca nessas regiões, um exemplo disso foi o episódio de escassez hídrica de 2014 na região Sudeste.