A barreira de 1,5ºC de aquecimento global está cada vez mais próxima!

A nova atualização da situação climática global feita pela OMM indica que há 50% de chance de ultrapassarmos a barreira de +1,5°C nos próximos 5 anos! Além disso, grandes alterações nos padrões de precipitação do mundo são esperados nos próximos anos.

aquecimento global
Novo relatório da OMM alerta que as chances de ultrapassarmos a barreira de aquecimento global estabelecida pelo Acordo de Paris aumentaram drasticamente!

Nesta semana a Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou uma notícia extremamente preocupante: as esperanças de evitarmos ultrapassar o limiar de aquecimento de +1,5ºC foram reduzidas drasticamente!

Todos os anos a OMM convoca uma equipe de especialistas para realizar uma atualização da situação climática global, onde é calculada e analisada a possibilidade de alcançarmos o limiar de aquecimento de +1,5°C da temperatura média global, em relação aos níveis pré industriais (média dos anos 1850-1900), estabelecido por 195 países no Acordo de Paris em 2015.

O boletim de atualização deste ano informa que há uma chance de 50% da temperatura média global superar a marca de +1,5°C temporariamente em pelo menos um dos próximos 5 anos! Essa probabilidade tem aumentado de forma constante desde 2015, quando estava próxima de zero. Para o período de 2017 a 2021, essa probabilidade de superação era de 10%. Agora passou para 50% para os anos de 2022 a 2026.

Este estudo mostra – com um alto nível de habilidade científica – que estamos nos aproximando de forma mensurável de atingir temporariamente a meta mais baixa do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. O valor de 1,5°C não é uma estatística aleatória. É um indicador do ponto em que os impactos climáticos se tornarão cada vez mais prejudiciais para as pessoas e, de fato, para todo o planeta - secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas.

Além disso, ainda há uma probabilidade de 93% de pelo menos um ano entre 2022 e 2026 se tornar o mais quente já registrado e tirar o lugar do ano de 2016 do topo do ranking. A chance da média de cinco anos de 2022 a 2026 ser maior que a dos últimos cinco anos (2017-2021) também é de 93%!

Doutor Leon Hermanson, pesquisador do Met Office que liderou o relatório disse: “Um único ano de excedência acima de 1,5 ° C não significa que violamos o limite icônico do Acordo de Paris, mas revela que estamos cada vez mais próximos de uma situação em que 1,5 ° C pode ser excedido por um período prolongado.”

Diversos relatórios divulgados pela OMM e também pelo IPCC já listaram todos os riscos relacionados ao aquecimento de +1,5°C da temperatura média, tanto ambientais quanto humanos, e também mostraram que esses riscos serão ainda maiores se ultrapassarmos a barreira de +2°C.

Outras revelações alarmantes sobre o clima global

O boletim de atualização anual da OMM também traz outros destaques e prognósticos do clima para os próximos anos:

  • A temperatura média anual global próxima à superfície para cada ano entre 2022 e 2026 está prevista que seja 1,1 ° C a 1,7 ° C superior aos níveis pré-industriais;
  • A anomalia da temperatura do Ártico, comparada a média de 1991-2020, está prevista que seja mais de três vezes maior que a anomalia média global quando calculada a média dos próximos cinco invernos do hemisfério norte.
  • As previsões dos modelos climáticos indicam que não há sinal do El Niño - Oscilação Sul (ENOS) para o período de dezembro a fevereiro de 2022/23, mas o Índice de Oscilação Sul deverá ser positivo em 2022, indicativo de La Niña.
  • Os padrões de precipitação previstos para 2022 indicam maior probabilidade de condições mais secas no sudoeste da Europa e sudoeste da América do Norte, e condições mais úmidas no norte da Europa, Sahel, nordeste do Brasil e Austrália, comparado à média de 1991-2020.
  • As previsões de precipitação média para o período de maio a setembro de 2022-2026 sugerem uma maior chance de condições mais úmidas no Sahel, norte da Europa, Alasca e norte da Sibéria e condições mais secas sobre a Amazônia, comparado à média de 1991-2020.
  • As previsões de precipitação média para o período de novembro a março de 2022/23-2026/27 indicam um aumento da precipitação sobre os trópicos e redução sobre os subtrópicos, comparado à média de 1991-2020, consistente com os padrões esperados no cenário de aquecimento global.