Um novo estudo mostra que beber café pode ajudar a reduzir o peso corporal
Descubra o segredo que está na sua chávena de café! Os últimos estudos revelam que este estimulante aromático não só alegra a sua manhã, como também pode fazer maravilhas pelo seu corpo. Com cada gole, pode derreter a gordura corporal e reduzir o risco de diabetes.
Um novo e excitante estudo sugere que o café não só o acorda, como também o pode ajudar a perder peso! De acordo com um estudo publicado na prestigiada revista BMJ Medicine em 2023, os pesquisadores descobriram que os níveis de cafeína no sangue podem ter um impacto direto na quantidade de gordura corporal e no risco de diabetes.
O estudo, realizado por cientistas do Karolinska-Instituts na Suécia, da Universidade de Bristol e do Imperial College London, mostra que as bebidas com cafeína sem calorias - como o café sem açúcar - podem potencialmente ajudar a reduzir a gordura corporal.
Estima-se que cerca de metade do efeito da cafeína no risco de diabetes tipo 2 seja mediado pela redução do IMC. Essas descobertas podem mudar a forma como pensamos sobre o café e avaliamos os seus benefícios para a saúde. Uma revisão sistemática adicional e uma meta-análise realizadas até novembro de 2017 examinaram os efeitos do consumo de cafeína na perda de peso.
O resultado é igualmente notável: o efeito global do consumo de cafeína mostrou um aumento da perda de peso de 0.29, do IMC de 0.23 e da massa gorda de 0.36.
Mas o que é que isso significa exatamente?
Por cada duplicação do consumo de cafeína, a redução média do peso, do IMC e da massa gorda aumentou 2 vezes, correspondendo a reduções de 22%, 17% e 28%, respetivamente.
Mas embora o café possa ajudar na perda de gordura, os pesquisadores alertam para os possíveis efeitos secundários. Estudos a curto prazo mostram que o consumo de cafeína leva à perda de peso, mas os efeitos a longo prazo ainda não são claros. O consumo excessivo de cafeína pode provocar efeitos secundários como o aumento do ritmo cardíaco, nervosismo, problemas de sono e até problemas de estômago.
Os efeitos protetores do café
Os investigadores ainda não investigaram completamente os mecanismos exatos através dos quais a cafeína exerce os seus efeitos protetores, mas suspeitam que a cafeína aumenta a termogênese - a produção de calor - e a oxidação da gordura, a conversão da gordura em energia. Estes processos desempenham um papel importante no metabolismo global. As novas descobertas sobre o papel do café e da cafeína na luta contra a obesidade podem ser de interesse não só para os amantes do café, mas também para os profissionais de saúde e nutricionistas.
Resta saber qual será o impacto desta investigação nas dietas e nas recomendações para um estilo de vida saudável. Em breve, o café poderá ser visto não só como um artigo de luxo, mas também como um aliado na luta contra a obesidade. Por isso, da próxima vez que beber uma chávena de café, talvez valha a pena pensar um pouco mais sobre o que contém!