Bertha já é o segundo ciclone tropical nomeado no Atlântico

Faltam 5 dias para o início oficial da temporada de furacões do Atlântico de 2020 e já temos dois sistemas nomeados. A tempestade tropical Bertha se desenvolveu rapidamente na costa da Carolina do Sul e já começou sua entrada no continente, trazendo ventos fortes e chuva intensa para a região.

Bertha
Bertha já começou sua entrada no continente pela Carolina do Sul. Créditos: NOAA/NHC/Divulgação

Bertha se formou rapidamente próximo a costa da Carolina do Sul (EUA), na manhã de quarta-feira (27). A perturbação já estava sendo monitorada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, com o código Invest 91L, mas com baixa probabilidade de se desenvolver em uma tempestade tropical.

A pertubação Invest 91L já estava causando intensa precipitação na região da Flórida (EUA) desde a terça-feira (26). Entre terça e quarta, o sistema se organizou e intensificou, evoluindo para a categoria de tempestade tropical.

Invest é o código dado a áreas de interesse que apresentam uma perturbação com potencial de se desenvolver em uma depressão ou tempestade tropical. Essas regiões são numeradas de 90 a 99 e recebem uma letra que indica em qual parte do globo elas estão localizadas. No caso a letra "L" é designada para o Atlântico Norte, com monitoramento sob responsabilidade do Centro Nacional de Furacões dos EUA.

A curta vida de Bertha

Bertha será uma tempestade de curta duração, uma vez que já iniciou sua entrada no continente - perdendo a fonte de calor do oceano, seu principal combustível. No entanto, o ciclone apresenta ventos máximos sustentados de mais de 80 km/h, podendo causar muitos danos em infraestruturas tanto na zona costeira quanto no interior.

Um dos maiores impactos serão decorrentes da intensa precipitação causada pela tempestade tropical. Os estados de Carolina do Norte e Virgínea serão os mais afetados. Alertas incluem risco de inundações "rápidas" e alagamentos em partes das Carolinas (Norte e Sul) e Virgínia. As regiões nesses estados que estão localizadas próximos a rios também estão em estado de atenção.

Bertha é o segundo ciclone tropical nomeado na pré-temporada, ou seja, antes do inicio oficial da temporada de furacões do Atlântico de 2020. Lembrando que a temporada oficial vai de 1º de junho a 30 de Novembro. Quando Arthur foi nomeado, falamos que a nomeação do primeiro ciclone antes do dia 1º de junho tem sido cada vez mais comum desde 2015. No entanto, dois sistemas nomeados na pré-temporada é um acontecimento raro. As últimas vezes foram em 1987, 1908, 2012 e 2016.