Carros e mar congelados: imagens do frio extremo no sul da Argentina

Uma massa de ar polar de intensidade raramente vista atingiu a Terra do Fogo e Santa Cruz, na Argentina. Imagens espetaculares de ondas que atingem a costa, mas não retornam e de carros congelados.

Carro congelado em Rio Grande, onda de frio na Argentina
Um carro ao ar livre em Rio Grande, Terra do Fogo. Temperaturas extremas vem ocorrendo durante uma semana nesta cidade.

O inverno no sul da Argentina é frio e com frequente ocorrência de neve. Mas poucos talvez sejam capazes de imaginar o quão intensa e fora da média foi a massa de ar polar que atingiu a região, e agora atua mais sobre o Centro-Sul do Brasil.

A equipe da Meteored Argentina havia previsto e, já vinha relatando, para os argentinos sobre a nevasca, que afetou o centro e o norte da Patagônia, e sobre o sul da região, onde condições persistentes de alta pressão, céu claro e pouco vento favoreceu dias de congelamento incomum, com temperaturas mínima negativas que quebram recordes.

O prefeito de Rio Grande (Terra do Fogo), Martín Pérez, afirmou que "estamos experimentando temperaturas extremas e constantes há mais de uma semana desde 1995".

Segundo informações oficiais do Serviço Nacional de Meteorologia Argentino, nessa cidade, o frio extremo começou na manhã da última quinta-feira, 25, quando se registrou a mínima de 9,6°C abaixo de zero. Posteriormente, o frio não parou de se intensificar dia a após dia, apresentando temperaturas em torno de -16°C na última quarta-feira, 1º. Sem falar nas máximas que foram vários graus abaixo de 0, com sensação térmica de -20°C.

Problemas do dia a dia

Sob essas circunstâncias, vídeos da consequência da onda de frio se multiplicaram nas redes sociais. No mar de Santa Cruz, as ondas chegavam lentamente à costa, congelando e formando amontoados de gelo.

A imagem de capa é um cartão postal que viralizou nesta cidade da Terra do Fogo: um carro Peugeot 205, exposto ao ar livre todos os dias, acumulando uma grande camada de gelo sobre si e ao seu redor.

Em outro vídeo, no Estreito de Beagle, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, observa-se um movimento incomum na água, sendo parcialmente congelado com pequenos pedaços de gelo flutuante.

Nas residências, o grande problema foi o congelamento de tubulações e o suprimento de água. Muitos moradores deixam a torneira aberta para que o suprimento escoe e a água não congele. Além disso, um trabalho extra é acrescentado no dia a dia: a retirada do grande acúmulo de gelo nos telhados e nas calçadas.

A presença de gelo na estrada também trouxe a dificuldade para o tráfego, aumentando o risco de acidentes nas vias.

Até quando o frio polar?

As temperaturas polares continuarão na região, talvez não tão rigorosas devido ao aumento da cobertura de nuvens e também à probabilidade da ocorrência de neve isolada nesta sexta-feira.

No início da próxima semana, com a previsão de vento norte, as temperaturas se manterão em patamares baixos, mas mais normais para a época, proporcionando uma condição mais amena para a região, no entanto, para nós brasileiros, ainda de muito frio.